Escolas de Matosinhos aguardam pela entrega de 400 computadores prometidos pelo Governo
O Governo alocou 10 milhões de euros para a aquisição de computadores destinados a escolas, com os agrupamentos escolares tendo até o final de outubro para reportar as suas necessidades ao Ministério da Educação. Em Matosinhos, a Escola Secundária João Gonçalves Zarco solicitou pelo menos 400 computadores, mas ainda aguarda pela chegada do equipamento.
De acordo com José Ramos, diretor da escola, o Governo já autorizou a compra, mas o processo enfrenta atrasos burocráticos. "A compra carece de autorizações superiores. A AMA [Agência para a Modernização Administrativa] é uma das entidades a quem temos obrigatoriamente pedir autorização, e já fizemos esse pedido. Estamos a aguardar. Penso que em janeiro devemos ter condições para ter os computadores", explicou em declarações à SIC.
Além da ausência dos 400 computadores requisitados, a situação é agravada por 120 equipamentos da escola que estão inutilizados devido a avarias. "Neste momento temos demasiados alunos sem computador", lamentou o diretor.
A falta de equipamentos está a prejudicar o acesso igualitário às tecnologias e o acompanhamento das aulas digitais, especialmente em tempos de maior dependência de ferramentas tecnológicas no ensino.
A expectativa é que a situação seja regularizada no início de 2025, com a chegada dos computadores, permitindo melhorar as condições de aprendizagem e reduzir a desigualdade tecnológica entre os alunos.