Homenagem às Vítimas do Naufrágio de 1947 Mobiliza Comunidade em Matosinhos
A Associação dos Pescadores Aposentados de Matosinhos (APAM) realizou hoje a habitual homenagem às vítimas do naufrágio de 2 de dezembro de 1947, um dos episódios mais trágicos da história da cidade, que marcou profundamente a comunidade piscatória local.
A cerimónia teve início com uma missa na capela da APAM, onde foram lembradas as vidas perdidas naquele fatídico dia. Seguiu-se a tradicional homenagem junto ao monumento erguido na Praia Nova (conhecida como Praia do Titan), em Matosinhos, onde se concentraram membros da comunidade e autoridades locais.
A Junta de Freguesia de Matosinhos esteve representada pelo Presidente Paulo Ramos de Carvalho e pelo membro do executivo Fernando Monteiro. Também marcou presença na cerimónia a Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, destacando o compromisso da autarquia em preservar a memória desta tragédia que perdura na memória coletiva da cidade.
Embora tenham passado 77 anos, a dor da perda continua viva nos corações dos matosinhenses, seja pelos que viveram o trágico evento, seja pelos que ouviram ao longo das gerações as histórias de sofrimento e coragem dos familiares das 152 vítimas do naufrágio. A cerimónia de hoje serviu para recordar a dor das famílias e manter viva a memória de um dos momentos mais difíceis da história piscatória de Matosinhos.