Matosinhos Lança Concurso Público para Construção de Linha de Metrobus com Investimento de 23 Milhões de Euros
A Câmara Municipal de Matosinhos anunciou esta segunda-feira, 9 de dezembro, o lançamento de um concurso público para a construção de uma linha de metrobus, no valor de 23 milhões de euros, conforme publicado no Diário da República. O prazo para a execução do projeto é de 14 meses, com as propostas podendo ser submetidas até o dia 4 de fevereiro de 2025.
A nova linha de metrobus ligará o Mercado Municipal de Matosinhos à Estação dos Verdes, na Maia, ao longo de 10 quilómetros, com 11 estações. A viagem será realizada em cerca de 25 minutos, com partidas de 15 em 15 minutos durante as horas de ponta. Entre os principais pontos de paragem destacam-se o Senhor de Matosinhos, Exponor, Rua Veloso Salgado, MarShopping, Aeroporto, Botica e a Estação dos Verdes. Sete destas estações terão conexão com linhas de metro ou autocarros.
Financiado integralmente pelo Fundo para uma Transição Justa, este projeto reforça o compromisso da autarquia com a mobilidade sustentável e a integração entre os dois municípios. Luísa Salgueiro, presidente da Câmara, destacou que o metrobus facilitará as deslocações internas no concelho de Matosinhos e fortalecerá a ligação com a Maia, promovendo maior interconexão com a rede do Metro do Porto.
A criação da nova linha de metrobus surge no contexto da reconversão económica da área, após o encerramento da refinaria da Galp em Leça da Palmeira. O projeto é encarado como uma importante oportunidade para impulsionar o desenvolvimento regional, melhorar a mobilidade e reduzir a pegada ecológica.