Projeto “Voluntariado como Forma de Felicidade” Apresentado Hoje em Matosinhos
O projeto "Voluntariado como forma de felicidade", promovido pelo Núcleo Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC/Norte), será apresentado hoje, às 19h00, no MarShopping, em Matosinhos, numa sessão aberta ao público. A iniciativa, que inclui um livro e vídeos com testemunhos de voluntários e doentes oncológicos, pretende sensibilizar a comunidade para a importância de apoiar quem enfrenta esta doença.
A apresentação coincide com o Dia Internacional do Voluntariado, uma data que será também assinalada com a entrega de insígnias a 46 voluntários no Núcleo Norte da LPCC.
O livro e os vídeos, que destacam histórias de superação e a dedicação dos voluntários, circularão pelas plataformas digitais e redes sociais de várias instituições, além de serem apresentados em Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia e outras entidades. Segundo Monick Leal, coordenadora do projeto, a iniciativa tem como objetivo inspirar mais pessoas a aderirem ao voluntariado e reforçar a importância deste trabalho na vida dos doentes e das suas famílias.
Voluntariado no Núcleo Norte da LPCC
Atualmente, a LPCC/Norte conta com 370 voluntários hospitalares e mais de 5.000 voluntários comunitários, sendo a maioria mulheres (278 mulheres e 92 homens). De acordo com um estudo realizado em 2023, a média de idades dos voluntários hospitalares é de 62 anos, com 229 ainda em idade ativa e 141 já reformados.
Este projeto é mais um exemplo do impacto transformador do voluntariado na sociedade, promovendo não apenas o apoio aos doentes oncológicos, mas também a valorização dos laços de solidariedade na comunidade.