Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões e Casa da Música serão representados no Portugal dos Pequenitos a partir de 2027
A Fundação Bissaya Barreto, no dia em que comemorou o seu 66º aniversário, anunciou o projeto de expansão do Portugal dos Pequenitos, parque lúdico-pedagógico inaugurado em Coimbra em 1940. A partir de 2027, dois ícones da arquitetura e infraestrutura portuguesa, o Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, em Matosinhos e a Casa da Música, em Porto, serão representados no espaço, com versões em miniatura.
O Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, concebido por Luís Pedro Silva, também terá a sua miniatura, integrando ainda mais a arquitetura e a história recente de Portugal no famoso parque. Já a Casa da Música, projetada pelo arquiteto Rem Koolhaas, será representada por uma versão reduzida do edifício icônico que é símbolo da cidade do Porto.
A iniciativa visa aproximar as crianças e o público em geral dessas referências culturais e arquitetónicas de forma lúdica e educativa, reforçando o valor e a memória dos edifícios que marcam o país. Este projeto faz parte de um esforço contínuo da Fundação Bissaya Barreto para manter vivo o espírito de educação e cultura no parque, que já representava várias construções e monumentos de Portugal desde a sua fundação.